Ecoendoscopia
Saiba Tudo sobre o Exame de Ecoendoscopia
Acesse os links abaixo para ler diretamente o tema do seu interesse:
- O que é ecoendoscopia?
- Para que serve a ecoendoscopia?
- Quando devo fazer uma ecoendoscopia?
- Como o exame de ecoendoscopia é feito?
- Qual o preparo para realizar a ecoendoscopia?
- Fazer ecoendoscopia é perigoso?
- Como é a recuperação da ecoendoscopia?
- Como escolher meu médico para fazer ecoendoscopia?
- Onde fazer a minha ecoendoscopia em Brasília - DF?
- Posso realizar a ecoendoscopia pelo meu convênio/ plano de saúde?
- Também posso realizar ecoendoscopia particular?
- Qual é o preço da ecoendoscopia?
Ou veja o texto completo a seguir. Boa leitura!
O que é ecoendoscopia?
A ecoendoscopia, é um exame diagnóstico e potencialmente terapêutico do trato digestivo alto e baixo. O médico endoscopista pode analisar o esôfago, estômago, duodeno, pâncreas, vias biliares, vesícula biliar, fígado, intestino (cólon) e reto com um ultrassom, através de acesso por endoscopia (ecoendoscopia alta) ou colonoscopia (ecoendoscopia baixa).
O Dr. Hugo Guedes, médico especialista em ecoendoscopia pela USP e do Hospital Sírio Libanês, explica que “a ecoendoscopia possibilita examinar camadas mais profundas dos órgãos digestivos, que não poderiam ser avaliadas apenas pela endoscopia comum, pois esta permite apenas a visualização superficial de suas paredes internas”.
A ecoendoscopia é um procedimento inovador e seguro, que não trás nenhum desconforto ao paciente, por ser realizada com sedação, levando o paciente a ter uma experiência de um sono tranquilo. Ao acordar, o paciente já terá finalizado o seu exame.
Para que serve a ecoendoscopia?
A ecoendoscopia faz o exame ultrassonográfico do aparelho digestivo, além de permitir a realização de punção por agulha diretamente desses órgãos (ecoendoscopia com biópsia). Dessa forma, podemos analisar diversas doenças do trato digestivo, como:
- infecções e inflamações;
- lesões;
- cistos pancreáticos e biliares;
- avaliação e controle de IPMN;
- estadiamento de tumores do aparelho digestivo;
- biópsias de lesões do aparelho digestivo’
- avaliação de pedras na vesícula (colelitíase), microcálculos biliares;
- endometriose.
- drenagens biliares com próteses.
- colangioscopia por vídeo
Quando devo fazer uma ecoendoscopia?
A ecoendoscopia é um exame prático, rápido e que pode ser feito na abordagem inicial de investigação de um problema abdominal. Uma ecoendoscopia pode ser feita conjuntamente com uma EDA , colonoscopia ou ambos!
Os sinais e sintomas comumente associados às condições clínicas para indicação do exame de ecoendoscopia são:
Ecoendoscopia digestiva alta
- Queimação, azia, dor abdominal;
- Azia, pirose, regurgitação, refluxo;
- Disfagia (engasgos e entalos);
- Sangramentos pela boca ou fezes escurecidas (melena);
- Perda do apetite (hiporexia) ou perda de peso não intencional.
Ecoendoscopia digestiva baixa
- investigar sangramento retal agudo (vermelho-vivo ou escurecido), crônico ou sangramento nas fezes.
- identificar causa de teste de sangue oculto nas fezes positivo.
- investigar anemia persistente e refratária.
- diagnosticar doenças como a diverticulose.
- diagnosticar causas de diarreia crônica.
- investigar causas de distensão abdominal pós-alimentar.
- diagnosticar doenças inflamatórias intestinais, tais como retocolite ulcerativa e doença de crohn.
Caso perceba algum desses sintomas agende uma consulta com médico especialista. Agendar consulta.
Como o exame de ecoendoscopia é feito?
O exame ecoendoscopia tem duração média de 30 minutos e o modo é feito é muito semelhante ao de uma endoscopia convencional quando o exame for do trato digestivo alto, ou semelhante à colonoscopia, quando o exame for do trato digestivo baixo.
A ecoendoscopia é feita com 02 médicos em sala, o endoscopista e o anestesista, sendo o primeiro dedicado ao exame e o segundo dedicado à sedação e conforto do paciente. O exame de ecoendoscopia só poderá ser iniciado quando o paciente estiver devidamente posicionado, monitorizado e após a realização da sedação endovenosa, entrar em estado de sono tranquilo. Essas condições garantem que não haverá nenhum desconforto ou dor.
Então, o médico endoscopista, devidamente paramentado, introduz o aparelho de ultrassom endoscópico por via oral (quando o exame for da parte alta) ou por via retal (quando o exame for da parte baixa), lubrificado imediatamente antes para reduzir atritos.
Por todo esse contexto, o exame de ecoendoscopia é considerado um exame seguro e minimamente invasivo, não devendo gerar preocupações excessivas nos pacientes.
Durante o exame é possível ainda realizar procedimentos terapêuticos e a coleta de pequenos fragmentos de tecidos, com pinças para biópsia ou punção por agulha, sendo que esses materiais serão enviados posteriormente para análise anatomopatológica em laboratório.
Qual o preparo para realizar a ecoendoscopia?
Ecoendoscopia alta
O preparo para ecoendoscopia alta é prático e não interfere na rotina do paciente, necessitando apenas de uma dieta leve na véspera, jejum de 08 horas para sólidos, 02 horas para água e a suspensão médica de algumas medicações específicas, tais como anticoagulantes.
Ecoendoscopia baixa
O objetivo final do preparo para ecoendoscopia baixa é deixar o intestino completamente limpo de fezes para que possa se avaliar toda a superfície do cólon sem nenhum resíduo.
Por isso, dois dias antes do exame de colonoscopia pede-se para iniciar uma dieta leve, sem gorduras, sementes e fibras (vegetais, alimentos integrais, carnes vermelhas, frituras etc.).
Na véspera do exame o paciente deve ingerir comprimidos de medicamentos laxativos que vão induzir a evacuação, que quando associada a uma dieta bem feita, não gera desconforto.
Por fim, no dia do exame o paciente fica em jejum total e cerca de 04 a 06 horas antes do exame inicia a ingestão do laxativo principal (quase sempre o “Manitol”), que deve ser conservado em temperatura ambiente e pode ser diluído em um Gatorade de limão para melhorar a tolerabilidade. O paciente pode tomar essa solução com tranquilidade em até uma hora e meia, tomar muitos líquidos de coloração clara e caminhar durante o preparo, o que contribui para um rápido e melhor resultado.
A maioria dos pacientes realiza o preparo intestinal domiciliar, mas em casos específicos como idade superior a 70 anos ou pacientes portadores de comorbidades, o preparo deve ser realizado em ambiente hospitalar, com toda a equipe de saúde dando suporte ao paciente para sua maior segurança.
É necessário informar o uso de medicações ao médico que irá realizar seu exame, pois algumas medicações, como anticoagulantes por exemplo, necessitam serem suspensos antes do procedimento.
--
É importante lembrar que, como a ecoendoscopia é feita com sedação, é fundamental o paciente estar acompanhado de um adulto responsável que possa assisti-lo após o procedimento.
Fazer ecoendoscopia é perigoso?
Não, a ecoendoscopia é um exame tranquilo, quando realizado em um local de referência e com equipe qualificada.
Alguns pacientes que precisam realizar uma ecoendoscopia ainda têm receios por se sentirem desconfortáveis com a ideia de um aparelho introduzido via oral ou anal, ou por terem ouvido relatos de pacientes que não dormiram durante o exame, sentiram dores após ou ainda que não tiveram uma assistência adequada.
É importante ressaltar que esse não é o modelo de referência de uma ecoendoscopia de alto padrão! Infelizmente, pacientes que tiveram esse tipo de experiência não foram tão bem assistidos quanto poderiam.
Como é a recuperação da ecoendoscopia?
A recuperação após uma ecoendoscopia é rápida, o paciente fica em repouso por aproximadamente uma hora após realizar o exame. Passado esse período o paciente já se sente desperto e com boa cognição. Deve inclusive alimentar-se normalmente.
É recomendável, apesar da boa e rápida recuperação, que o paciente evite atividades de responsabilidade ou que exijam grande esforço no dia do exame, tais como dirigir, trabalhar, ir à academia. No dia seguinte ao mesmo já está apto a realizar todas as suas atividades habituais.
Como escolher meu médico para fazer ecoendoscopia?
O sucesso de um exame de ecoendoscopia depende totalmente do conhecimento e habilidade do médico especialista que o realizará, assim como da tecnologia utilizada!
A ecoendoscopia deve ser realizada por um médico ENDOSCOPISTA, com formação específica, com pelo menos 02 anos de residência médica em Endoscopia Digestiva e/ou acreditados pela Sociedade Brasileira de Endoscopia Digestiva (SOBED). Se certificar de que seu médico é adequadamente formado e capacitado para a realização do exame traz maior segurança de uma boa avaliação.
Onde fazer a minha ecoendoscopia em Brasília - DF?
É importante avaliar se o local escolhido para faze
r a ecoendoscopia possui equipamentos de última geração e estrutura que garanta a segurança e o conforto do paciente, preferencialmente sendo realizado em ambiente hospitalar ou em clínicas anexas aos hospitais.
Assim, o paciente terá a certeza de que se houver alguma intercorrência, estará em um ambiente completo e que pode oferecer toda a assistência necessária para o seu cuidado imediatamente, sem precisar sair do local.
O Dr. Hugo concilia todos esses fatores nos seus locais de atendimento, somando uma formação técnica especializada, alta tecnologia e grandes recursos em saúde, para oferecer a melhor experiência e uma ecoendoscopia de alto padrão para o seu paciente.
Conheça as melhores clínicas hospitalares em que o Dr. Hugo Guedes atua, e saiba onde fazer ecoendoscopia Brasília – DF:
- Centro Clínico Pacini (Consultório do Dr. Hugo Guedes)
- Hospital Sírio-Libanês - Centro Médico Vitrium
- Hospital DF Star
- Hospital Santa Helena - Centro Médico Biosphere
Veja a localização dos hospitais acima na página Clínicas.
Posso realizar a ecoendoscopia pelo meu convênio/ plano de saúde?
Sim. A ecoendoscopia alta e baixa, com punção (biópsia), possuem cobertura pelos planos de saúde, sem gerar nenhum custo adicional ao paciente.
Também posso realizar ecoendoscopia particular?
Sim. A ecoendoscopia pode ser realizada de forma particular, por pacientes que não possuam convênio médico.
Qual é o preço da ecoendoscopia?
O valor do exame de ecoendoscopia particular pode variar de acordo com a equipe médica que realizará o procedimento e a escolha do hospital onde será realizada, sendo necessário solicitar orçamentos específicos quando assim for o caso.
Para agendar uma consulta e obter informações sobre quanto custa a ecoendoscopia particular ou, se deseja saber quais são os planos de saúde e hospitais atendidos pelo Dr. Hugo Guedes, por favor entre em contato com nosso atendimento por telefone ou whatsapp.
Texto escrito por: Dr. Hugo Guedes
CRM/DF 25863
Currículo Lattes http://lattes.cnpq.br/1154525143369960
O Dr. Hugo Guedes é Médico Cirurgião Geral e Endoscopista especializado pelo Hospital das Clínicas da Universidade de São Paulo (HC FMUSP), com título de Doutorado em Clínica Cirúrgica pela USP.Possui experiência em exame de ecoendoscopia alta e baixa, com atuação nos principais hospitais e clínicas diagnósticas de Brasília – DF, como Hospital Sírio-Libanês. O Dr. Hugo Guedes é membro titular e atuante da Sociedade Brasileira de Endoscopia Digestiva (SOBED).
Atendimento exclusivo nas melhores clínicas de endoscopia hospitalares de Brasília.
Agende sua Consulta!
Últimos Posts do Blog
CPRE É Uma Cirurgia? Entenda o Procedimento
A CPRE é um procedimento de endoscopia digestiva avançada que trata doenças das vias biliares e do pâncreas sem cirurgia. Entenda como funciona e quando é indicada.
Redução do Estômago por Endoscopia: Tratamento Moderno da Obesidade
A redução do estômago por endoscopia é um tratamento moderno e minimamente invasivo para a obesidade. Conheça as indicações, benefícios e quando procurar um especialista.
CPRE: Onde Fazer com Especialista em Endoscopia Digestiva Avança
A CPRE é um procedimento endoscópico avançado indicado para tratar doenças das vias biliares e do pâncreas. Saiba onde fazer CPRE com segurança e especialista experiente.