Polipectomia e Mucosectomia
Saiba Tudo sobre o Polipectomia e Mucosectomia
Acesse os links abaixo para ler diretamente o tema do seu interesse:
- Polipectomia
- Mucosectomia
Ou veja o texto completo a seguir. Boa leitura!
Polipectomia
O que é polipectomia?
A polipectomia é um procedimento endoscópico realizado para o tratamento de doenças do aparelho digestivo, principalmente do estômago e cólon.
O Dr. Hugo Guedes, cirurgião e endoscopista especialista pela USP e do Hospital Sírio Libanês, explica que “essas doenças estão relacionadas ao crescimento anormal da mucosa desses órgãos, resultando na formação de lesões elevadas, as quais chamamos de pólipos”.
A polipectomia consiste na remoção desses pólipos através de endoscopia de forma minimamente invasiva.
Para que a polipectomia endoscópica é indicada?
A polipectomia gástrica é indicada principalmente no tratamento de pólipos hiperplásicos ou pólipos de glândulas fúndicas, relacionados ao uso crônico de protetores gástricos. Já a polipectomia de cólon é indicada comumente no tratamento de lesões pré-cancerígenas, como os adenomas com displasia.
Assim, a polipectomia também é um importante aliado na prevenção ao câncer, uma vez que existe chance dos pólipos se malignizarem com o passar do tempo, caso não seja feita a sua remoção.
A depender do tamanho do pólipo, o procedimento é realizado sob anestesia geral ou sedação, normalmente feito em regime ambulatorial, sem necessidade de internação. Passado o período de recuperação da sedação, o paciente poderá retornar para casa mesmo no mesmo dia.
Nas 48 horas seguintes ao procedimento o paciente deve se hidratar abundantemente, adotar alimentação leve, evitando alimentos gordurosos ou condimentados. Também é importante evitar o consumo de bebidas alcoólicas.
A recuperação após o procedimento em geral é rápida e o paciente pode retomar suas atividades normais no dia seguinte. No entanto, é importante seguir as orientações médicas para evitar complicações.
Como é o preparo para polipectomia?
O preparo para a polipectomia gástrica é semelhante ao da endoscopia convencional. O paciente deve fazer jejum de pelo menos 8 horas antes do procedimento e não pode ingerir nenhum tipo de alimento ou líquido, incluindo água. O preparo para polipectomia de cólon é semelhante ao da colonoscopia (clique aqui para conhecer o preparo).
Como é feita a polipectomia?
A polipectomia habitualmente tem duração média de poucos minutos e é feita com 02 médicos em sala, o endoscopista e o anestesista, sendo o primeiro dedicado ao exame e o segundo dedicado à sedação e conforto do paciente.
A polipectomia só poderá ser iniciada quando o paciente estiver devidamente posicionado, monitorizado e após a realização da sedação endovenosa, entrar em estado de sono tranquilo. Essas condições garantem que não haverá nenhum desconforto ou dor.
Então, o médico endoscopista, devidamente paramentado, introduz um fino, flexível e delicado aparelho (endoscópio), por via oral (quando os pólipos estiverem no estômago) ou por via anal (para pólipos no cólon), lubrificado imediatamente antes para reduzir atritos.
Esse aparelho é tão fino que mede menos de 01 cm e é composto por um sistema de iluminação com câmera e um ultrassom na ponta, que transmite as imagens para um monitor. O endoscópio passa por um rigoroso processo de limpeza, higienização e desinfecção, controlado rotineiramente pelos órgãos regulatórios.
Por todo esse contexto, a polipectomia é considerada um procedimento seguro e minimamente invasivo, não devendo gerar preocupações aos pacientes.
Durante o procedimento, os pólipos são removidos a partir de sua base por uma pinça de polipectomia ou por uma alça de metal cortante, sendo que esse corte pode ser realizado com ou sem corrente elétrica (polipectomia à frio ou diatérmica).
Também pode-se remover os pólipos com uma pinça específica ou por mucosectomia (saiba mais abaixo).
É importante ressaltar que todos os materiais retirados na polipectomia deverão ser enviados para análise anatomopatológica em laboratório, para um diagnóstico mais preciso da doença.
Quais os riscos da Polipectomia?
A polipectomia gástrica e de cólon é um procedimento seguro, mas como todo procedimento cirúrgico, existem alguns riscos associados. Complicações são raras, mas podem ocorrer sangramento, infecção ou perfuração do estômago ou intestino.
O sucesso de uma polipectomia depende diretamente do conhecimento e habilidade do médico especialista que o realizará, assim como da tecnologia utilizada!
A polipectomia deve ser realizada por um médico ENDOSCOPISTA, com formação específica, com pelo menos 02 anos de residência médica em Endoscopia Digestiva e/ou acreditados pela Sociedade Brasileira de Endoscopia Digestiva (SOBED). Se certificar de que seu médico é adequadamente formado e capacitado para a realização do exame traz maior segurança de uma boa avaliação.
Onde fazer polipectomia em Brasília - DF?
É importante avaliar se o local escolhido para fazer a polipectomia possui equipamentos de última geração e estrutura que garanta a segurança e o conforto do paciente, e seja preferencialmente realizada em ambiente hospitalar ou em clínicas anexas aos hospitais.
Assim, o paciente terá a certeza de que se houver qualquer intercorrência, estará em um ambiente completo e que pode oferecer toda a assistência necessária para o seu cuidado imediatamente, sem precisar sair do local.
O Dr. Hugo concilia todos esses fatores nos seus locais de atendimento, somando uma formação técnica especializada, alta tecnologia e grandes recursos em saúde, para oferecer a melhor experiência e uma polipectomia de alto padrão para o seu paciente.
Conheça as melhores clínicas hospitalares em que o Dr. Hugo Guedes atua, e saiba onde fazer polipectomia em Brasília – DF:
- Centro Clínico Pacini (Consultório do Dr. Hugo Guedes)
- Hospital Sírio-Libanês - Centro Médico Vitrium
- Hospital DF Star
- Hospital Santa Helena - Centro Médico Biosphere
Veja a localização dos hospitais acima na página Clínicas.
Qual é o preço da polipectomia?
O valor da polipectomia endoscópica pode variar de acordo com a equipe médica que realizará o procedimento e a escolha do hospital onde será realizada, sendo necessário solicitar orçamentos específicos.
Mas o procedimento também é coberto pelos planos de saúde, não gerando gastos extras aos pacientes.
O Dr. Hugo Guedes é um médico especialista em polipectomia. Se você precisa fazer este procedimento, entre em contato conosco por telefone ou whatsapp e agende uma consulta!
Mucosectomia
O que é mucosectomia?
A mucosectomia endoscópica é um procedimento realizado para retirada completa de pólipos maiores do trato gastrointestinal. Por ser um procedimento minimamente invasivo realizado através da colonoscopia, é considerado seguro e mais vantajoso, quando comparado a uma cirurgia convencional.
Para que a mucosectomia é indicada?
A mucosectomia é indicada para a retirada completa de lesões polipoides intestinais que meçam até 02 cm, promovendo uma ressecção completa da mucosa e parte da submucosa. Dessa a mucosectomia pode tratar desde adenomas de estômago e cólon (pré-cânceres) até tumores gastrointestinais precoces.
Para lesões maiores que 02 cm a mucosectomia podem ser feita, com ressecções em múltiplos blocos, mas nesse caso, será mais interessante a aplicação da ressecção endoscópica da submucosa (ESD – endoscopic submucosal disection).
Como a mucosectomia é feita?
O preparo para mucosectomia é similar ao da colonoscopia (saiba mais clicando aqui) e é importante que seja feito corretamente, para garantir a segurança do paciente.
O procedimento é realizado sob anestesia geral ou sedação, de modo semelhante a uma polipectomia de cólon, informado anteriormente. Mas diferentemente da polipectomia, na mucosectomia as áreas de lesões que serão ressecadas podem ser mais profundas e mais extensas, além do procedimento ser realizado com outras técnicas.
A recuperação após o procedimento é rápida e o paciente pode retomar suas atividades normais no dia seguinte. Apesar disso, é importante seguir todas as orientações médicas para evitar complicações. Em caso de dúvidas, sempre consulte um especialista.
Mucosectomia é perigoso?
Os riscos da mucosectomia são semelhantes aos da polipectomia, descritos acima. A mucosectomia por ser um mais invasiva, pode gerar mais complicações se não for feita adequadamente, por pessoas treinadas.
O sucesso de uma colonoscopia com mucosectomia depende totalmente do conhecimento e habilidade do médico endoscopista que o realizará, assim como da tecnologia utilizada! Por isso é importante escolher um médico especializado na técnica e clínica de endoscopia (preferencialmente hospitalar) com estrutura adequada.
O Dr. Hugo concilia todos esses fatores nos atendimentos. Conheça os locais de atuação do Dr. Hugo Guedes e saiba onde fazer mucosectomia em Brasília – DF clicando aqui.
Qual é o preço da mucosectomia?
O valor de uma colonoscopia com mucosectomia particular pode variar de acordo com a equipe médica que realizará o procedimento e a escolha do hospital onde será realizada, sendo necessário solicitar orçamentos específicos quando assim for o caso.
A mucosectomia também pode ser feita pelo plano de saúde, pois está inclusa na lista de procedimentos básicos da ANS.
Para agendar uma consulta e obter informações sobre quanto custa a mucosectomia ou, se deseja saber quais são os planos de saúde e hospitais atendidos pelo Dr. Hugo Guedes, por favor entre em contato com nosso atendimento por telefone ou whatsapp.
Texto escrito por: Dr. Hugo Guedes
CRM/DF 25863
Currículo Lattes http://lattes.cnpq.br/1154525143369960
O Dr. Hugo Guedes é Médico Cirurgião Geral e Endoscopista especializado pelo Hospital das Clínicas da Universidade de São Paulo (HC FMUSP), com título de Doutorado em Clínica Cirúrgica pela USP.Possui experiência em polipectomia e mucosectomia, com atuação nos principais hospitais e clínicas diagnósticas de Brasília – DF, como Hospital Sírio-Libanês. O Dr. Hugo Guedes é membro titular e atuante da Sociedade Brasileira de Endoscopia Digestiva (SOBED).
Atendimento exclusivo nas melhores clínicas de endoscopia hospitalares de Brasília.
Agende sua Consulta!
Últimos Posts do Blog
CPRE É Uma Cirurgia? Entenda o Procedimento
A CPRE é um procedimento de endoscopia digestiva avançada que trata doenças das vias biliares e do pâncreas sem cirurgia. Entenda como funciona e quando é indicada.
Redução do Estômago por Endoscopia: Tratamento Moderno da Obesidade
A redução do estômago por endoscopia é um tratamento moderno e minimamente invasivo para a obesidade. Conheça as indicações, benefícios e quando procurar um especialista.
CPRE: Onde Fazer com Especialista em Endoscopia Digestiva Avança
A CPRE é um procedimento endoscópico avançado indicado para tratar doenças das vias biliares e do pâncreas. Saiba onde fazer CPRE com segurança e especialista experiente.