Você consegue identificar onde está a lesão?
Olhe direitinho, pense na resposta e até o final do texto você vai saber me responder com precisão 😉
As imagens em questão são de uma colonoscopia e mostram a mesma área, onde se identifica uma lesão intestinal que se não fosse diagnosticada e ressecada precocemente poderia virar um câncer ao longo dos anos.
Durante uma colonoscopia é possível encontrar pólipos, tumores, inflamações, úlceras e demais alterações no órgão. O procedimento é capaz de realizar o diagnóstico precoce de um possível câncer colorretal e junto a um tratamento adequado, ambos podem auxiliar na cura da doença.
1. Aqui está a lesão. Consegue identificá-la?
2. E agora? A primeira impressão não é tão fácil mesmo. Por isso a importância de se ter um profissional capacitado e com excelentes recursos técnicos. Os exames endoscópicos são operadores dependentes e confiar no profissional que executa os exames e nos seus recursos é fundamental.
3. Aqui mostramos uma cromoscopia, ou seja, a aplicação de filtros de luz para realçar e delimitar melhor o padrão de microvascularização. Isso ajuda o médico a fazer uma melhor avaliação durante a colonoscopia para detectar pólipos, lesões, entre outros.
4 - Aqui vemos uma lesão identificada através de um corante chamado índigo carmin, que melhora a identificação dos limites e superfície da lesão. Após a identificação, foi feita uma mucosectomia, na qual ressequei integralmente a lesão .
Texto escrito por: Dr. Hugo Guedes
CRM/DF 25863
Currículo Lattes http://lattes.cnpq.br/1154525143369960
O Dr. Hugo Guedes é Médico Cirurgião Geral e Endoscopista especializado pelo Hospital das Clínicas da Universidade de São Paulo (HC FMUSP), com título de Doutorado em Clínica Cirúrgica pela USP. Possui experiência em procedimentos endoscópicos, com atuação nos principais hospitais e clínicas diagnósticas de Brasília – DF, como Hospital Sírio-Libanês. O Dr. Hugo Guedes é membro titular e atuante da Sociedade Brasileira de Endoscopia Digestiva (SOBED).
Atendimento exclusivo nas melhores clínicas de endoscopia hospitalares de Brasília.
Comentários0
Seja o primeiro a comentar!
Pergunte para o Dr. Hugo