Mucosectomia endoscópica
A realização de uma mucosectomia endoscópica é necessária para remover lesões gastrointestinais localizadas nas camadas mais superficiais da parede do tubo digestivo.
Na sequência de imagens, podemos ver uma lesão de um pólipo no cólon com crescimento acentuado, maior do que 1 cm. Nesse caso, realizei injeção de uma solução nas paredes do intestino grosso, separando a mucosa da camada muscular. Com isso, foi possível remover o pólipo com o auxílio de uma alça e um bisturi elétrico, para fazer a ressecção.
Na última imagem dá para se ter uma noção do resultado da mucosectomia, com a camada submucosa exposta, sem perfurações. Essa é uma ressecção completa, sem lesão residual. Na ocasião, ainda fiz o fechamento da lesão com um pequeno clip metálico que, após a recuperação, será expelido naturalmente através das fezes.
Texto escrito por: Dr. Hugo Guedes
CRM/DF 25863
Currículo Lattes http://lattes.cnpq.br/1154525143369960
O Dr. Hugo Guedes é Médico Cirurgião Geral e Endoscopista especializado pelo Hospital das Clínicas da Universidade de São Paulo (HC FMUSP), com título de Doutorado em Clínica Cirúrgica pela USP. Possui experiência em procedimentos endoscópicos, com atuação nos principais hospitais e clínicas diagnósticas de Brasília – DF, como Hospital Sírio-Libanês. O Dr. Hugo Guedes é membro titular e atuante da Sociedade Brasileira de Endoscopia Digestiva (SOBED).
Atendimento exclusivo nas melhores clínicas de endoscopia hospitalares de Brasília.
Comentários0
Seja o primeiro a comentar!
Pergunte para o Dr. Hugo