Microlitíase da vesícula biliar. O que é isso?
Em postagem anterior tive a oportunidade de conversar com vocês um pouco sobre a Microlitiase da Vesícula, também chamada de lama ou barro biliar. Mas, vamos repassar o assunto? 😉
A Microlitiase da vesícula biliar são cristais monohidratados de colesterol, sais biliares e muco glicoproteico que formam pequenos grânulos na vesícula e via biliar. Estes podem ser causas de problemas desde cólicas abdominais até pancreatites agudas.
❌ATENÇÃO: Na maioria das vezes a microlitíase não é percebida em exames de ultrassom de abdômen total convencional. Para um diagnóstico preciso o ideal é o ultrassom endoscópico (ecoendoscopia).
☝🏻Em casos de dores abdominais específicas e o diagnóstico confirmado de microlitíases, excluindo demais causas, a colecistectomia é o procedimento cirúrgico de escolha para o tratamento desses casos.
Em casos de pancreatites agudas com diagnósticos de microlitíases, a CPRE (colangiopancreatografia retrógrada endoscópica) com papilotomia podem ser fundamentais para a prevenção de novas crises.
Texto escrito por: Dr. Hugo Guedes
CRM/DF 25863
Currículo Lattes http://lattes.cnpq.br/1154525143369960
O Dr. Hugo Guedes é Médico Cirurgião Geral e Endoscopista especializado pelo Hospital das Clínicas da Universidade de São Paulo (HC FMUSP), com título de Doutorado em Clínica Cirúrgica pela USP. Possui experiência em procedimentos endoscópicos, com atuação nos principais hospitais e clínicas diagnósticas de Brasília – DF, como Hospital Sírio-Libanês, Rede D’or São Luiz e a DASA. O Dr. Hugo Guedes é membro titular e atuante da Sociedade Brasileira de Endoscopia Digestiva (SOBED).
Atendimento exclusivo nas melhores clínicas de endoscopia hospitalares de Brasília.
Comentários0
Seja o primeiro a comentar!
Pergunte para o Dr. Hugo