A boa alimentação faz a diferença
Pesquisa recente divulgada pelo Ministério da Saúde, mostra que a taxa de obesidade no Brasil saltou de cerca de 12% para 20% nos últimos 12 anos (um aumento de quase 70%). O índice foi relevante em duas faixas etárias, dos 25 aos 34 anos e 35 aos 44, esses grupos tiveram uma elevação de 84,2% e 81,1%, respectivamente. A porcentagem também identificou as mulheres com maior nível da doença, com 20,7% contra 18,7% dos homens.
A obesidade se trata do acúmulo de gordura corporal de maneira excessiva. Outra de suas características é ser uma doença crônica. Se não tratada, pode desencadear enfermidades como diabetes, hipertensão arterial, problemas cardiovasculares, osteoartrite, apneia do sono, alguns tipos de câncer, entre outras. Má alimentação, sedentarismo, fatores genéticos, medicamentos, desequilíbrio hormonal, estresse e outros são os motivos que levam alguém a ficar obeso.
Como um dos profissionais responsáveis por auxiliar pessoas com obesidade, através da inserção de balão intragástrico para emagrecimento, e vendo como as pessoas sofrem com esta doença e melhoram sua qualidade de vida após o procedimento, considero importante fazer um alerta sobre a prevenção através de hábitos saudáveis desde a juventude e a manutenção dos mesmos com o passar do tempo.
De acordo com a Associação Brasileira para o Estudo da Obesidade e da Síndrome Metabólica (Abeso), hábitos que podem ajudar a prevenir a obesidade ou até o seu tratamento, são: planejar as refeições fazendo, escolhas por alimentos mais saudáveis como frutas e verduras; beber muita água (no mínimo dois litros por dia), praticar exercícios físicos e dormir bem (no mínimo 8 horas/dia).
Fonte: Ministério da Saúde | Abeso (campanhas aberta ao público).
Texto escrito por: Dr. Hugo Guedes
CRM/DF 25863
Currículo Lattes http://lattes.cnpq.br/1154525143369960
O Dr. Hugo Guedes é Médico Cirurgião Geral e Endoscopista especializado pelo Hospital das Clínicas da Universidade de São Paulo (HC FMUSP), com título de Doutorado em Clínica Cirúrgica pela USP. Possui experiência em procedimentos endoscópicos, com atuação nos principais hospitais e clínicas diagnósticas de Brasília – DF, como Hospital Sírio-Libanês. O Dr. Hugo Guedes é membro titular e atuante da Sociedade Brasileira de Endoscopia Digestiva (SOBED).
Atendimento exclusivo nas melhores clínicas de endoscopia hospitalares de Brasília.
Comentários0
Seja o primeiro a comentar!
Pergunte para o Dr. Hugo