Doença diverticular. É caracterizada pela formação de saculações na parede do intestino

Os divertículos se formam através de áreas de fragilidade na parede intestinal que, quando submetidas a maior pressão que o habitual por um certo tempo, acabam por formar pequenas saculações que podem ser verdadeiras (todas as camadas da parede intestinal) ou pseudodiverticulos (sem a camada muscular).

Essas pequenas "bolsas" podem variar de 2,5 mm a 2,5 cm, sendo mais frequentes no cólon sigmoide e, geralmente, não provocam sintomas. Entretanto, quando inflamam ou infectam dão origem à chamada diverticulite aguda. Os diverticulos podem ainda causar sangramentos intestinais agudos e, cronicamente promover fibroses e retrações na parede intestinal.

☝🏻Qualquer pessoa pode desenvolver a doença diverticular, sendo uma doença mais comum em idosos, e suas causas estão relacionadas, principalmente, constipação crônica, sedentarismo e maus hábitos alimentares. Por isso, é comum que a pessoa apresente constipação e distensão abdominal.

❌🚭Pessoas que fumam podem apresentar um maior risco para a formação de divertículos, já que o tabagismo pode favorecer a fragilidade das paredes intestinais. Também existe predisposição genética para a formação destes, porém num percentual menor da população.

📍Você deve está se perguntando: “Como é feito o diagnóstico?”
Vamos lá... A diverticulose pode surgir e permanecer por muitos anos sem causar sintomas e sem ser descoberta. Muitas vezes ela é observada de forma acidental, em uma colonoscopia de rotina, por exemplo. Entretanto, quando há a complicação da doença, podem ser necessários exames como tomografia do abdômen para avaliar o nível de comprometimento abdominal e para programar o melhor tipo de tratamento.




Texto escrito por: Dr. Hugo Guedes
CRM/DF 25863
Currículo Lattes http://lattes.cnpq.br/1154525143369960

O Dr. Hugo Guedes é Médico Cirurgião Geral e Endoscopista especializado pelo Hospital das Clínicas da Universidade de São Paulo (HC FMUSP), com título de Doutorado em Clínica Cirúrgica pela USP. Possui experiência em procedimentos endoscópicos, com atuação nos principais hospitais e clínicas diagnósticas de Brasília – DF, como Hospital Sírio-Libanês. O Dr. Hugo Guedes é membro titular e atuante da Sociedade Brasileira de Endoscopia Digestiva (SOBED)

Atendimento exclusivo nas melhores clínicas de endoscopia hospitalares de Brasília.

Agende sua Consulta

Comentários0

Seja o primeiro a comentar!

Pergunte para o Dr. Hugo

Preencha este campo.
Obs: Não divulgaremos seu e-mail.
Preencha este campo.
Preencha este campo.
Subir