Como identificar o câncer de esôfago
O câncer de esôfago é mais comum em pacientes de idade avançada, com histórico de refluxo que evoluiu com o esôfago de barrett (adenocarcinoma) ou pacientes tabagistas (carcinoma espinocelular).
Hábitos como o tabagismo 🚬, ingestão de bebidas alcoólicas em grandes quantidades 🍺, dentre outros, também são características comuns em quem desenvolve o câncer de esôfago.
☝🏻Com a progressão da doença, os principais sintomas são: dificuldades em engolir, perda de peso, dor torácica, disfagia, náuseas e vômitos 🤮😵
🏥O diagnóstico é feito por meio da endoscopia digestiva com biópsias, além de poder incluir cromoscopia e magnificação endoscópica. Com a endoscopia pode-se fazer inclusive o diagnóstico de neoplasias precoces, quando ainda nem apresentam sintomas.
Destaco que quando o tumor é detectado precocemente, as chances de cura aumentam muito.
Para maiores informações sobre a doença e o devido tratamento, é essencial o agendamento de uma consulta.
Texto escrito por: Dr. Hugo Guedes
CRM/DF 25863
Currículo Lattes http://lattes.cnpq.br/1154525143369960
O Dr. Hugo Guedes é Médico Cirurgião Geral e Endoscopista especializado pelo Hospital das Clínicas da Universidade de São Paulo (HC FMUSP), com título de Doutorado em Clínica Cirúrgica pela USP. Possui experiência em procedimentos endoscópicos, com atuação nos principais hospitais e clínicas diagnósticas de Brasília – DF, como Hospital Sírio-Libanês. O Dr. Hugo Guedes é membro titular e atuante da Sociedade Brasileira de Endoscopia Digestiva (SOBED).
Atendimento exclusivo nas melhores clínicas de endoscopia hospitalares de Brasília.
Comentários0
Seja o primeiro a comentar!
Pergunte para o Dr. Hugo