Você sabia que a obesidade pode desencadear refluxo?
Você sabia que a obesidade pode desencadear refluxo?
Bem! A realidade é que a obesidade no Brasil cresceu muito nos últimos dez anos. Com isso, infelizmente, doenças como o refluxo gastroesofágico tornam-se mais comuns.
☝🏻Um paciente obeso tem até 50% a mais de risco de ter refluxo do que uma pessoa com peso ideal. Tudo isso devido aos maus hábitos alimentares, falta de exercícios físicos, gordura em excesso, entre outros fatores. 🍻🍟🚬.
🏥O refluxo gastroesofágico ocorre quando o ácido estomacal retorna para o esôfago causando irritação nas paredes do órgão. A falha acontece por uma deficiência do esfíncter, válvula entre o estômago e o esôfago. Em pessoas obesas, essa válvula perde sua eficácia e isso causa o refluxo que, caso não seja tratado, pode levar a um câncer de esôfago, por exemplo. 😥
Sintomas: azia, regurgitação, dor no peito, comprometimento vocal e complicações respiratórias.
✔IMPORTANTE: Com a perda de peso, os episódios de refluxo diminuem significativamente. Manter uma dieta equilibrada e rica em fibras, com alimentos mais leves, além de evitar alimentos ácidos (bebidas alcoólicas e gasosas, café, chá mate, chá preto e chocolate), ajuda na melhora dos sintomas. De quebra, afinará sua silhueta. 😉
Texto escrito por: Dr. Hugo Guedes
CRM/DF 25863
Currículo Lattes http://lattes.cnpq.br/1154525143369960
O Dr. Hugo Guedes é Médico Cirurgião Geral e Endoscopista especializado pelo Hospital das Clínicas da Universidade de São Paulo (HC FMUSP), com título de Doutorado em Clínica Cirúrgica pela USP. Possui experiência em procedimentos endoscópicos, com atuação nos principais hospitais e clínicas diagnósticas de Brasília – DF, como Hospital Sírio-Libanês. O Dr. Hugo Guedes é membro titular e atuante da Sociedade Brasileira de Endoscopia Digestiva (SOBED).
Atendimento exclusivo nas melhores clínicas de endoscopia hospitalares de Brasília.
Comentários0
Seja o primeiro a comentar!
Pergunte para o Dr. Hugo