Esôfago de Barrett. Uma doença benigna, mas que apresenta um risco aumentado de gerar câncer.

O esôfago de Barrett é uma metaplasia intestinal completa no esôfago distal, em resposta à agressão decorrente do refluxo.

☝🏻🏥Essa doença é encontrada em cerca de 10% dos pacientes com doença do refluxo gastroesofágico.

O diagnóstico de esôfago de Barrett é feito através da endoscopia com biópsias, realizada para avaliação de paciente com sintomas de refluxo. A endoscopia apresenta um achado sugestivo, mas a confirmação diagnóstica é através das biópsias, que podem inclusive mostrar a presença ou não de displasias.

💊🥗Além dos medicamentos, o refluxo gastroesofágico deve ser tratado com medidas que envolvem mudanças de estilo de vida e perda de peso.

🏥Nas fases avançadas, com risco de transformação em uma lesão maligna, podem ser feitas outras opções de tratamento por via endoscópica (como as ressecções endoscópicas, ESD, radioabalção).

❌Atenção: Nos últimos 10 anos, a incidência de câncer de esôfago cresceu 10 vezes. E isso se deve ao aumento no número de pessoas com refluxo e esôfago de Barrett. Essa mudança está diretamente relacionada aos hábitos alimentares do mundo moderno e ao excesso de peso: a comida não é mais fator de sobrevivência, mas é fonte de prazer. E geralmente é uma dieta gordurosa, rica em glúten e lactose que pode levar ao refluxo.




Texto escrito por: Dr. Hugo Guedes
CRM/DF 25863
Currículo Lattes http://lattes.cnpq.br/1154525143369960

O Dr. Hugo Guedes é Médico Cirurgião Geral e Endoscopista especializado pelo Hospital das Clínicas da Universidade de São Paulo (HC FMUSP), com título de Doutorado em Clínica Cirúrgica pela USP. Possui experiência em procedimentos endoscópicos, com atuação nos principais hospitais e clínicas diagnósticas de Brasília – DF, como Hospital Sírio-Libanês. O Dr. Hugo Guedes é membro titular e atuante da Sociedade Brasileira de Endoscopia Digestiva (SOBED)

Atendimento exclusivo nas melhores clínicas de endoscopia hospitalares de Brasília.

Agende sua Consulta

Comentários0

Seja o primeiro a comentar!

Pergunte para o Dr. Hugo

Preencha este campo.
Obs: Não divulgaremos seu e-mail.
Preencha este campo.
Preencha este campo.
Subir