Diverticulose x Diverticulite

Divertículo é uma herniação das camadas internas para fora do intestino grosso, dando a impressão de pequenas "saculações" ao redor do colon. Essa parte do corpo pode desenvolver duas doenças: a diverticulose (doença diverticular complicada e não complicada) e diverticulite (diverticulite aguda).

☝🏻Pessoas acima dos 45 anos começam a ter uma maior possibilidade de ter uma doença diverticular e, com o passar dos anos, principalmente a partir dos 60, a incidência aumenta ainda mais, sendo 80% da população com mais de 80 afetada. Além dos idosos, indivíduos com predisposição genética e quem ingere poucas fibras e com baixa hidratação podem desenvolver esta fragilidade.

🔹🔸A diverticulose se trata da existência de vários divertículos no intestino. A maioria das pessoas com esse problema não apresentam sintomas. Porém, há quem sinta leves cólicas, estufamento e constipação. Esses sintomas também podem ser confundidos com pessoas com quadros de síndrome do intestino irritável e úlcera gástrica.

🔹🔸A diverticulite ocorre quando algum dos divertículos se inflama e infecciona. Caso isso aconteça, o paciente pode evoluir com sepse grave. O paciente pode apresentar dor abdominal abaixo do umbigo, constipação ou diarreia, sangue nas fezes, febre, náuseas, vômitos, entre outros.

💊🍵O tratamento inicial em casos leves pode ser feito em domicílio com dieta leve e líquida associado à analgésicos e antibióticos prescritos pelo médico. Em casos mais graves, será necessário a supervisão médica no hospital e em alguns casos cirurgias.

❌Atenção: É recomendado para pessoas com doença diverticular a alimentação com alto teor de fibras, se manter bem hidratado (pelo menos 2 litros de água por dia), fazer atividades físicas e só tomar laxantes sob a indicação do médico.




Texto escrito por: Dr. Hugo Guedes
CRM/DF 25863
Currículo Lattes http://lattes.cnpq.br/1154525143369960

O Dr. Hugo Guedes é Médico Cirurgião Geral e Endoscopista especializado pelo Hospital das Clínicas da Universidade de São Paulo (HC FMUSP), com título de Doutorado em Clínica Cirúrgica pela USP. Possui experiência em procedimentos endoscópicos, com atuação nos principais hospitais e clínicas diagnósticas de Brasília – DF, como Hospital Sírio-Libanês, Rede D’or São Luiz e a DASA. O Dr. Hugo Guedes é membro titular e atuante da Sociedade Brasileira de Endoscopia Digestiva (SOBED)

Atendimento exclusivo nas melhores clínicas de endoscopia hospitalares de Brasília.

Agende sua Consulta

Comentários2

Mariana Valério
teste

teste

24/09/2024 14:26:12
Mariana Valério
Carlos Eduardo

Gostaria de saber quanto tempo preciso ficar em jejum antes de u.a colonoscopia.

13/11/2024 08:38:51

Pergunte para o Dr. Hugo

Preencha este campo.
Obs: Não divulgaremos seu e-mail.
Preencha este campo.
Preencha este campo.
Subir